Parâmetros

Turbidez

A Turbidez é uma medida que identifica a presença de partículas em suspensão na água, desde tamanhos grosseiros até os colóides. No abastecimento de água, para o Município, um dos principais causadores da turbidez na água são areia, argila e microorganismos.

pH

pH significa potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons H+), que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. pH < 7 significa acidez e quanto menor o número do pH, mais ácida é a solução aquosa.

 

Para o nosso corpo é muito importante que os líquidos que ingerimos sejam alcalinos e ricos em minerais. O nosso corpo, quando gera energia, consome elétrons, gerando um resíduo ácido (excesso de prótons H+). O nosso corpo precisa eliminar este excesso de ácido.

Cloro

O cloro é um agente bactericida. É adicionado durante o tratamento, com o objetivo de eliminar bactérias e outros micro-organismos que podem estar presentes na água. O produto entregue ao consumidor deve conter, de acordo com o Ministério da Saúde, uma concentração mínima de 0,2 mg/l (miligramas por litro) de cloro residual.

Coliformes Totais

O grupo de bactérias determinado coliformes totais são aquelas que não causam doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem. As bactérias do grupo coliforme são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal.

Termotolerantes

Grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente. Alguns tipos ser encontrados também no meio ambiente. No laboratório do SAAE, são realizadas análises para identificar uma possível contaminação.

Heterotróficas

Heterotrofismo ou heterotrofia, em biologia, é o nome dado ao ser vivo que não possui a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimenta de seres vivos autótrofos ou de outros heterotrófos, direta ou indiretamente.

Fluoretação

A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal. Os três tipos de fluoreto que são utilizados para fluoretar a água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. O nível ideal de fluoreto na água varia dependendo da temperatura do ar e local geográfico (faixa de 0,7 – 1,0 ppm).

 

Eficiência e Eficácia:
 

  • A fluoretação da água apresenta uma eficiência de 14% na redução da cárie dentária em crianças.