Caso não tenha encontrado uma resposta para sua dúvida por meio deste canal, você poderá nos enviar sua dúvida!  Sua mensagem será recebida, analisada e respondida.

 

Dúvidas Frequentes

Por que a água chega em minha residência suja ou parecida com “BORRA DE CAFÉ"?

O SAAE realiza manutenções em suas redes de distribuição devido a rupturas e vazamentos. Nesses procedimentos, mesmo com todo o cuidado dos nossos servidores, a terra proveniente das escavações pode cair dentro da tubulação e esta, por sua vez, pode chegar às residências.

Para sanar este problema, o SAAE realiza as descargas nas pontas de rede eliminando tal problema.

A água com aspecto de borra de café é resultado de incrustações  que se desprendem dentro das tubulações devido à perda de atividade iônica ou do “movimento” da água quando há interrupções no abastecimento para as manutenções.

 

Não encontrou a resposta para sua dúvida? […]

Por que a água chega em minha residência com tonalidade esbranquiçada? É cloro em excesso?

Não. Isto ocorre devido ao aumento da pressão na rede de distribuição quando, ao final de uma manutenção, a rede volta a receber água e o ar presente dentro da tubulação aumenta a sua concentração de oxigênio dando esse aspecto “esbranquiçado ou leitoso”.

Neste caso, basta observar que, se colocarmos a água em um copo ou balde, com o passar do tempo, o oxigênio se dissipará, assumindo seu aspecto normal.
 

Não encontrou a resposta para sua dúvida? […]

Em caso de vazamentos, onde devo comunicá-lo?

Basta ligar para 3345-1601 e conversar com um dos nossos atendentes. Este funcionário registrará sua reclamação ou aviso e providenciará a comunicação com nossas equipes de manutenção para o atendimento.

 

Não encontrou a resposta para sua dúvida? […]

Entenda seu hidrômetro?

É utilizado para medir o consumo de água, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. O contador de água e a posterior emissão de conta conforme o que foi consumido também ajudam os consumidores a ter consciência sobre a importância da utilização racional da água e de se evitar vazamentos e desperdícios.

 

Não encontrou a resposta para sua dúvida? […]

O que é uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)?

ETEs são unidades onde o esgoto, após sair das nossas residências e passar pela rede coletora por meio de um longo sistema de tubos subterrâneos, é levado para ser tratado, podendo, assim, ser devolvido ao meio-ambiente e lançado em rios, lagos ou no mar.

Os processos de tratamento do esgoto podem ser físicos, químicos e biológicos. Entre os existentes, alguns são adotados pela Compesa em suas Estações de Tratamento – ETE’s: Decantador, UASB, Tanque Imhoff, Lagoa de Estabilização, Lodo Ativado com Aeração Prolongada, Valo de Oxidação e Biofiltro.
 

Não encontrou a resposta para sua dúvida? […]

Caso não tenha encontrado a resposta para sua dúvida, ao abrir cada tópico da página de Dúvidas Frequentes é possível visualizar o link ao final do texto: “Não encontrou a resposta para sua dúvida? […]" basta clicar e enviar sua dúvida, em breve retornaremos sua resposta.